Header Ads




PF realiza operação no Pará e evita desabastecimento de energia elétrica no país


Crédito: Reprodução/Ascom PRF

A Polícia Federal (PF) realizou operação contra a extração ilegal de ouro e manganês no Pará. Denominada de “Operação Guaraci”, a ação investiga atividades que possuíam risco de comprometimento da regularidade e distribuição e fornecimento de energia elétrica no país, pois a Linha de Transmissão Xingu/Estreito escoa energia elétrica gerada na Usina de Belo Monte aos grandes centros de consumo de energia do país.

De acordo com a PF, a empresa Belo Monte Transmissora de Energia se estende desde o município de Anapu, no Pará até Minas Gerais. Na base de cada torre da linha de transmissão de energia há uma área de de 50m em cada direção a partir do centro da estrutura e serve para garantir a segurança e a estabilidades das torres. Contudo, a atividade de mineração ilegal esteve constantemente avançando na região, principalmente dentro da referida área de segurança, o que poderia ocasionar a interrupção de fornecimento de energia elétrica a grandes centros urbanos.
A Polícia cumpre 15 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Marabá.

A Operação contou com o apoio de diversos órgãos públicos, sendo eles a Agência Nacional de Mineração (ANM), IBAMA, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF).

Com informações Ascom PRF.

Nenhum comentário