Header Ads




Prefeitura de Santarém inicia vacinação contra covid-19 nas escolas da rede municipal

Previsão é de que todas as escolas com alunos acima de 12 anos sejam contempladas
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), segue com a campanha de vacinação contra a covid-19. Na última quarta-feira (10), a equipe de vacinadores deu início ao plano de imunização de adolescentes com 12 anos ou mais que estudam na rede pública municipal. A primeira instituição a receber a ação foi a Escola Fluminense, no bairro Santa Clara. Nesta quinta-feira (11), a programação ocorre na escola Padre Manuel Albuquerque, bairro Prainha, e na sexta-feira (12), será na Escola Princesa Isabel, bairro Nova República.

Como parte do processo é necessário que os adolescentes de 12 a 17 anos apresentem além da carteira de vacinação, um termo de assentimento, em que os pais autorizam que o aluno seja vacinado. O documento é fornecido pela própria escola.

“O objetivo é fazer com que a vacinação contra a covid-19 se aproxime tanto do corpo técnico quanto dos alunos, propiciando um ambiente mais saudável e seguro para o retorno das aulas. Estamos fornecendo um termo de assentimento porque reconhecemos a dificuldade de pais e mães em acompanhar o filho no ato da vacinação e por isso o documento vai facilitar o processo. Os pais devem preencher corretamente o termo, assinar e entregar no ato da vacinação junto com a carteira de vacinação”, informou a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária em Saúde (Naps), Irlaine Figueira.
Legenda da foto: Professores também podem ser vacinados. Créditos da foto: Ronaldo Ferreira.

O calendário está sendo montado de forma coletiva com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para definir as datas e as próximas escolas a serem contempladas. O cronograma será divulgado nos próximos dias. As aulas presenciais da rede municipal de ensino retornaram em agosto e incentivar vacinação é uma das alternativas para manter o ambiente escolar seguro.

“Acreditamos que todas as escolas que tenham do 6º ao 9º ano, onde temos os alunos com a faixa etária acima de 12 anos serão contempladas e isso nos dá maior tranquilidade. Retornamos as aulas no mês de agosto e ainda existem adolescentes que não foram imunizados. Estamos seguindo todos os protocolos para manter a escola um ambiente seguro e contamos com mais esta oportunidade para aqueles que ainda não se vacinaram”, argumentou a titular da Semed Maria José Maia.

A vacinação nas escolas faz parte das estratégias que a Prefeitura de Santarém vem desenvolvendo com suas secretarias para avançar com a imunização no município.

No início do mês, a equipe de vacinadores realizou a vacinação em instituições de ensino superior como a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Centro Universitário Luterano de Santarém (Ceuls/Ulbra), Universidade da Amazônia (Unama) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Há também um posto de vacinação fixo no Centro Universitário Fametro.
Blogdocarpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário